segunda-feira, 22 de julho de 2013

Como reter 90% do que você aprende

ATENÇÃO!
Esse texto foi retirado e traduzido de: 
http://www.psychotactics.com/blog/art-retain-learning/


Como reter 90% de tudo que você aprende
Imagine que você tenha um balde de água. E sempre que você tentasse encher o balde, 90% da água vazasse para fora instantaneamente. Toda vez, tudo que o balde reteria seriam míseros 10%. Quantas vezes você teria que continuar enchendo o balde?

A resposta é simples: apenas uma.

Na primeira vez que você percebesse o vazamento, você faria alguma coisa.
Você consertaria o balde ou pegaria outro novo, não é?
Ainda assim, não é dessa forma que acontece no nosso aprendizado.

Praticamente todos nós desperdiçamos 90% de nosso tempo, recursos e tempo de aprendizado, porque não entendemos um simples conceito chamado de “Pirâmide do Aprendizado”. O conceito da “Pirâmide do Aprendizado” foi desenvolvido nos anos 60 pelo Instituto NTL em Bethel, Maine. E se você analisar a pirâmide você verá uma coisa bem estranha.
Essa coisa estranha é que você está desperdiçando seu tempo. Você está gastando suas forças. Você está fazendo de tudo para dificultar seu aprendizado. E aqui está o porquê.

Para resumir os dados (que algumas vezes são citados de outro jeito), durante o aprendizado, você retêm aproximadamente:
90% do que aprende quando você ensina o conceito a outra pessoa/usa esse conceito imediatamente;
75% do que você aprende quando pratica o que aprendeu;
50% do que você aprende quando participa de um grupo de discussão;
30% do que você aprende quando vê uma demonstração;
20% do que você aprende a partir de uma fonte audio-visual;
10% do que você aprende a partir de leitura;
5% do que você aprende a partir de aulas.

Mas então por que retemos 90% quando ensinamos outra pessoa ou quando implementamos o conceito imediatamente?

Há uma boa razão para isso. Quando você implementa ou ensina, você instantaneamente comete erros. Tente você mesmo. (Nesse artigo, por exemplo, depois de ter lido a informação, eu citei a taxa de perda como 95% ao invés de 90%. Eu tive que voltar e me corrigir. Então eu achei outros 3 erros que também tive que corrigir. Esses foram erros cometidos a partir de um “ctrl+c, ctrl+v” mas que ainda assim existiram).

Desta forma, quanto mais cedo você encontrar uma dificuldade e começar a cometer erros, mais cedo você terá que aprender a corrigir esses erros. Isso força o cérebro a se concentrar.
Entretanto, seu cérebro está concentrado durante uma aula ou durante uma leitura, com toda certeza.
Sem dúvida, mas ele não está cometendo erros. O que o seu cérebro ouve e vê é simplesmente um conceito abstrato. E não importa o quão clara seja a apresentação do conceito, não há como você reter toda a informação. Existem dois motivos para isso.

1ª razão: Seu cérebro para no primeiro obstáculo.
Sim, ele para. E o único jeito de entender isso é lendo um livro, assistindo um vídeo, ouvindo um áudio. Qualquer livro, qualquer vídeo e qualquer áudio. Você descobrirá que você perdeu pelo menos dois ou três conceitos ainda nos primeiros minutos.
É difícil de acreditar no início, mas a medida que você continua lendo o mesmo capítulo várias e várias vezes, você descobrirá mais e mais coisas que foram perdidas.
Isso acontece porque o cérebro para no primeiro conceito novo/obstáculo. Ele fica preso e tenta aplicar o conceito mas acaba falhando. Mas você não para de ler, você continua lendo seu livro, assistindo seu vídeo ou ouvindo seu áudio. O cérebro ficou preso no primeiro ponto, porém mais e mais pontos continuam vindo. E obviamente, sem a informação completa, você retém “informação incompleta”.

Esta informação incompleta pode ser facilmente consertada quando cometemos um erro.

2ª razão: Seu cérebro precisa cometer um erro por si próprio
Não importa se a explicação é boa, você não vai entender na primeira vez. Você precisa cometer o erro. Você precisa disso, pois a interpretação varia dependendo do escritor/leitor. Você acha que escutou ou leu o que você escutou/leu. Mas a verdade é diferente. Você apenas interpretou o que foi dito e, na maioria dos casos, a interpretação não é tão correta assim. O único jeito de saber o quão correta foi sua interpretação é tentando implementar ou ensinar esse conceito.

Então como evitamos que 90% do conteúdo aprendido seja perdido?
Bom, faça o que eu faço. Eu aprendo alguma coisa. Eu escrevo, faço anotações. Conto para minha esposa ou clientes sobre o conceito. Escrevo um artigo sobre aquilo. Faço uma gravação. E assim por diante. Um simples conceito que eu tenha aprendido.
Aquilo precisa ser discutido, falado, escrito, sentido etc. (Eu escrevi esse artigo 10 minutos depois de ter lido essas estatísticas na internet).

Na próxima vez que você ler um livro ou assistir um vídeo, lembre disso.

Ouvir ou ler alguma coisa é simplesmente ouvir ou ler.
Não é aprender de fato.
Aprendizado verdadeiro só acontece quando cometemos erros
E erros só acontecem com implementação de conceitos.

E é assim que você retém os 90%.

É por isso também que a maioria das pessoas que você conhece está sempre andando em círculos.
Elas se recusam a cometer erros. E assim não aprendem.
Ao invés disso, elas preferem ler um livro. Ou assistir um vídeo. Ou ouvir uma gravação.

O balde delas está vazando 90% do tempo.

Mas elas não se importam com isso.
A pergunta é: e você?
©2001-2015 Psychotactics Ltd. All Rights Reserved.
Article written by Sean D'Souza.